A palavra MOSFET é a sigla em inglês para
Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor
Conhecido como transistor de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico.
Representa uma classe especial de transistores de efeito de campo em circuitos digitais ou analógicos que, por ter uma rápida comutação, se torna especial para altas freqüências. Por sua habilidade de suportar alta corrente, é um componente muito útil em eletrônica de potência.
O MOSFET é composto de um canal de material semicondutor. O terminal de comporta é uma camada de polisilício colocada sobre o canal, mas separada deste por uma fina camada de dióxido de silício isolante.
Quando uma tensão é aplicada entre os terminais comporta (gate) e fonte (source), o campo elétrico gerado penetra através do óxido e cria uma espécie de “canal invertido” no canal original abaixo dele. Assim, ele cria um condutor através do qual a corrente elétrica possa passar. Ao variar a tensão entre a comporta e a fonte, a condutividade dessa camada é modulada e é possível controlar o fluxo de corrente entre o dreno e a fonte.
Sendo assim, quando um determinado componente é substituído por um MOSFET, o circuito opera de forma mais eficiente e menos calor é gerado. Assim, mais potência pode ser transferida para a saída.
Na prática, a tecnologia MOSFET é utilizada para amplificar o sinal enviado pela unidade principal para alimentar os alto-falantes de equipamentos eletrônicos, resultando em maior potência do som produzido.
Além da maior potência, a tecnologia MOSFET influencia na qualidade do áudio produzido, evitando distorções e contribuindo para uma melhor eficiência sonora do aparelho.
DI-SOM – SUA ESCOLHA DEFINITIVA E SEGURA.