QUE TIPO DE FIAÇÃO UTILIZAR EM SISTEMAS DE SONORIZAÇÃO


A escolha da fiação correta para um sistema de sonorização é fundamental para que todo o seu investimento em equipamentos tenha o resultado esperado.

Não adianta nada escolher equipamentos de ponta, com vários recursos e utilizar um fio de baixa qualidade; a escolha da fiação correta vai garantir que o sistema e a transmissão da qualidade possam ser levados ao seu ponto de som.

Primeiramente vamos entender que sistemas de sonorização são divididos em 02 categorias:

Sistemas de baixa impedância; nesse sistema os amplificadores têm saída de 02, 04 ou 08 ohms. Nesses sistemas os pontos de som são ligados em serie e paralelo para que se tenha o resultado final igual à saída do amplificador. Esse sistema permite a ligação de pequenas quantidades de pontos de som e também pequenas distâncias e não distribui de maneira uniforme a potência em cada ponto de som, pois na medida em que nos afastamos do amplificador temos perda de potência ao longo da fiação e da distância. Nesse tipo de ligação quando um ponto de som se danificar vários outros também serão interrompidos, como por exemplo, nas luzes de Natal que utiliza o mesmo principio.

Sistemas de alta impedância; nesse sistema os amplificadores têm saída de linha de 70 Volts ou 100 Volts, também conhecidos como tensão constante. Nesses sistemas os pontos de som são ligados em paralelo onde um transformador interno faz o “casamento” das impedâncias e a distribuição da potência em cada ponto de som. Esse sistema é mais eficiente para a ligação de vários pontos de som em um único amplificador, pois a potência distribuída nos pontos de som é a mesma em todos independentemente da distância em que esta do amplificador.

Agora que entendemos os 02 tipos de saídas de amplificadores vamos explicar qual a melhor escolha da fiação em cada um dos casos.

O que precisamos saber é que os cabos são comercializados segundo sua “bitola” que nada mais é do que o diâmetro do cabo medido em milímetros quadrados.

Quanto maior a bitola de um cabo maior sua capacidade de corrente e menor sua resistência.

Outro ponto que temos que observar na aquisição de fios e cabos é a qualidade com que os mesmos são fabricados. Infelizmente quando se trata de cabos de áudio não existe nenhuma norma técnica em sua fabricação no Brasil o que por muitas vezes a marcação da embalagem não condiz com a real bitola aferida. Procure sempre utilizar fios de elétrica, pois esses são fabricados com normas e dificilmente você encontrara divergências no que esta na embalagem do real produto.

Normalmente os fios são fabricados em cobre que é um excelente condutor de sinais elétricos, porem existe outras variações que não recomendamos, sendo assim verifique se esta adquirindo um produto de qualidade.

Agora que entendemos um pouco de todo o conceito vamos definir o tipo de fiação melhor para cada amplificador.

Sistemas de baixa impedância; nesse caso recomendamos utilizar fios de bitola igual ou acima de 2,5mm, pois conforme explicamos quanto maior a bitola menor a resistência e maior a sua capacidade de corrente e nesses casos menor resistência significa melhor transmissão de potência para os pontos de som com menor perda com a distância do amplificador.

Sistemas de alta impedância; nesse caso recomendamos utilizar:

Circuitos com até 100 metros de distância entre o amplificador e o último ponto de som: utilizar fios de bitola 1,0mm.

Circuitos entre 100 metros a 200 metros de distância entre o amplificador e o último ponto de som: utilizar fios de bitola 1,5mm.

Circuitos acima de 200 metros de distância entre o amplificador e o último ponto de som: utilizar bitola de 2,5mm

Recomendamos utilizar fiação trançada e faseada. Esse tipo de fiação é a melhor escolha, pois evita problemas de RF e problemas de Crosstalk ou Diafonia nos sistemas de sonorização.

Não se esqueça que a fiação é apenas um ponto em sua escolha. Todo o conjunto de um sistema de sonorização deve funcionar em harmonia e todas as partes devem ter qualidade; uma única falha em sua escolha poderá comprometer a qualidade de todo um sistema de sonorização.

Procure sempre empresas especializadas para esse tipo de investimento.

Agradecemos a todos os nossos parceiros e clientes que fazem atualmente da DI-SOM uma das empresas mais conhecidas e respeitadas no mercado nacional.

 

DI-SOM – SUA ESCOLHA DEFINITIVA E SEGURA.

Disom